Sistema Reprodutor Feminino:
é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, o útero, onde o embrião irá se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.
- Ovários: gônadas ou glândulas sexuais femininas. Nele, existem milhões de folículos. Cada um deles é formado por um ovócito.
- Tubas uterinas: através da trompas de falópio, também conhecidas como tubas uterinas, o óvulo é coletado da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário (ovulação), e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior.
- Útero: é no útero que se fixará o óvulo fertilizado, ocorrendo, então, o desenvolvimento da gestação até seu final, quando ocorre o trabalho de parto.
- Vagina: é um canal que faz parte do órgão sexual feminino dos mamíferos, parte do aparelho reprodutor, que se estende da cérvix uterina até a vulva. Existem duas glândulas ao cada lado da abertura da vagina, denominadas Glândulas de Bartholin, responsáveis pela secreção de um muco lubrificante no momento da cópula.
Regulação Hormonal Feminina:
- FSH: hormônio folículo estimulante, estimula o desenvolvimento dos folículos ováricos que vão produzir o estrógeno.
- ESTRÓGENO: responsável pelas características, atua no desenvolvimento da mucosa uterina.
- LH: estimula a ovulação.
- PROGESTERONA: inibe as contrações uterinas.
- GONADOTROFINA CORIÔNICA: estimula no período da gravidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário