Sistema Reprodutor Masculino:
- Testículos: glândulas endócrinas. A atividade dos testículos é regulada por hormônios liberados pela adenoipófise.
- Epidídimo: é no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozoides, além disso, este ducto também armazena os espermatozoides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
- Ductos deferentes: têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
- Vesículas Seminais: são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
- Próstata: é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.
- Canal ejaculatório: É um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da próstata atravessando seu parênquima para ir se abrir, por um pequeno orifício, no colículo seminal da uretra prostática, ao lado do forame do utrículo prostático. Estruturalmente o ducto ejaculatório assim como a vesícula seminal, tem a mesma constituição do ducto deferente, apresentando três túnicas concêntricas: adventícia, muscular e mucosa.
- Glândulas bulboretrais:são duas formações pequenas, arredondadas e algo lobuladas, de coloração amarela e tamanho de uma ervilha. Estão próximas do bulbo e envolvidas por fibras transversas do esfíncter uretral. Localizam-se inferiormente a próstata e drenam suas secreções (Mucosa) para a parte esponjosa da uretra. Sua secreção é semelhante ao muco, entra na uretra durante a excitação sexual. Constituem 5% do líquido seminal.
- Pênis: É através do pênis que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
- Uretra: Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expelir o esperma durante o processo de ejaculação.
Regulação Hormonal Masculina:
- FSH: promove a maturação dos espermatozoides nos tríbulos seminíferos.
- ICSH: hôrmonio estimulante de célula intersticiais - estimula a produzir testosterona.
- TESTOSTERONA: estimula o impulso sexual e é responsável pelas caracteristicas secundárias masculinas: voz/grossa e pêlos.